quarta-feira, 27 de julho de 2011

ATTALLAH

A família ATTALLAH chegou ao Brasil, no ano de 1912, indo residir em São Paulo. Posteriormente na Região de São José do Rio Preto e em seguida na região de Marília (SP). Youssef Attallah e Regina Cury Attallah, ambos imigrantes originários do Líbano da cidade de Beirute e Trabolis respectivamente, se conheceram no Brasil e constituíram família.
  Regina Attallah sempre cozinhou em casa, porém, depois de um tempo, deixou de ser apenas para a família, passando a ser também para clientes de fora que apreciavam muito sua comida.
Além de Regina, muitos dos seus filhos aprenderam a cozinhar, porém apenas Nicolau Attallah e sua mulher Margarida deram continuidade ao trabalho de sua mãe, inaugurando em 1993 a primeira loja ATTALLAH, na cidade litorânea do Guarujá (SP), servindo a tradicional comida libanesa.
Com a aceitação da comida do ATTALLAH por vários clientes não só do litoral como também de várias cidades do Estado e fundamentalmente de São Paulo – Capital, surgiu no ano de 2003 a primeira loja ATTALLAH em São Paulo.
Em todas as filiais é possível encontrar especialidades árabes premiadas pelas revistas Veja, Época, Estadão e Folha De São Paulo como as: esfihas de carne, escarola e queijo. Além disso, o restaurante serve sete pratos principais, como o charuto de folhas de couve recheado de carne e arroz, cafta, quibe assado, charuto de repolho e abobrinha no molho de coalhada entre outros. A esfiha de onze pontas recheada de carne é a especialidade da casa.
Agora na Di Capri temos produtos Attallah

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A importância do café da manhã!


A alimentação adequada é resultado do que é ingerido durante todo o dia. Assim, a soma dos alimentos que compõem as refeições irá fornecer ou não nutrientes na quantidade recomendada para que o organismo funcione adequadamente.

Os alimentos devem ser distribuídos em, pelo menos, cinco refeições por dia para que possa haver variedade alimentar e, com isso, maior quantidade de nutrientes, além de evitar a concentração de substâncias em poucas refeições o que prejudicaria a absorção das mesmas.
Entre essas refeições que compõem a alimentação, qual é o papel e importância do café da manhã?
Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.
Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia a dia.
Para quem deseja emagrecer, é bom ficar atento! Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.
Os carboidratos não são os únicos nutrientes fornecidos, principalmente, pelos alimentos que compõem o café da manhã. Veja na tabela abaixo mais motivos para torná-lo uma das principais, senão a principal, refeições do dia. 

As combinações desses alimentos fornecem uma refeição importante para iniciar o dia. Não se deve pular nenhuma refeição, principalmente o café da manhã que deve ser feito logo após acordar.  

Fonte: Roberta dos Santos Silva, nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

terça-feira, 5 de julho de 2011

As Massas!

O termo massa é utilizado para designar de forma genérica produtos não fermentados, com diversos formatos, obtidos pela mistura de farinha de trigo com água e adição ou não de outras substâncias a essa mistura. Existem mais de 500 tipos de massas à disposição no mercado, mas essa enorme variedade pode ser classificada da seguinte forma:


Massas secas
As massas secas possuem grande versatilidade e universalidade, ligadas à sua praticidade e não perecibilidade. Apresenta a maior diversidade de tipos e formatos.

Massas Frescas
São elaboradas com semolina de trigo, a parte mais nobre do trigo, que deixa a massa muito mais leve e macia, e são produzidas através do processo de laminação. Em seguida passam por um processo de pasteurização ou de cozimento. A partir daí as massas são submetidas a um processo parcial de secagem para se retirar o excesso de água absorvida na fase anterior. Existem opções de massas frescas com e sem recheio.

Massas Pré-cozidas
As massas pré-cozidas recebem esta denominação pois passam por um processo de cozimento no vapor ou em água fervente, de modo que grande parte do amido (cerca de 90%) se gelatiniza. A vantagem da massa pré-cozida é a rapidez de seu preparo, pois a mesma só precisa ser re-hidratada para ser consumida. Os formatos pré-cozidos mais comuns são a lasanha e as massas curtas.

Macarrão Instantâneo
É um tipo de macarrão pré-cozido, que perde água no processo de fabricação através de fritura. Tem a vantagem de cozinhar rapidamente.

Macarrão Caseiro
O Macarrão Caseiro é elaborado de forma artesanal através da qual a massa é laminada, apresentando maior porosidade e absorção do molho.
De acordo com a composição:

Macarrão Grano Duro
O Macarrão Grano Duro é chamado assim porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. Fica naturalmente al dente, ou seja, soltinho, porém consistente e ideal para mastigação.

Macarrão com Ovos
O Macarrão com Ovos é elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha.

Macarrão de Sêmola
O Macarrão de Sêmola é elaborado com farinha de trigo especial, resultando num produto mais claro e mais leve.

Macarrão Colorido
O Macarrão Colorido é aquele no qual são acrescentados vegetais como beterraba, espinafre, cenoura, etc, na massa, tornando-a colorida.

Macarrão Integral
O Macarrão Integral é elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição.

Macarrão Comum
O Macarrão Comum é elaborado na forma mais elementar, ou seja, farinha de trigo e água, resultando num produto de preço mais acessível.

Formatos: alguns dos formatos mais comuns encontrados no mercado.