sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Café


café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 mL dependendo do método de preparação.
Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo.Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja. Minas Gerais é o Estado com Maior produção de Café do Brasil.


O Café e a Saúde 
A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:


  • O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool. Além disso melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
  • O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
  • O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
  • Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína. Segundo alguns estudos, o seu consumo poderá mesmo baixar o risco de cancro da próstata.
  • Melhora a taxa de oxigenação do sangue.


A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.

Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos listar:
  • Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
  • Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
  • Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente precursora do “câncer da mama”).
  • Pode causar o aparecimento de polipos (primeiro estágio do câncer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
  • Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
  • Provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
  • Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.
Aproveite os benefícios do café e venha para a Di Capri para saborear nossos deliciosos pães com aquele cafezinho.

Fonte: Wikipédia 


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curiosidades sobre PIZZA


  • O Dia da Pizza foi instituído em São Paulo, capital, no ano de 1985 pela coordenação de Turismo da Secretaria de Esportes do Estado em conjunto com o publicitário Carlito Maia, idealizador do projeto. Foi realizado então o 1º Festival da Pizza da Cidade de São Paulo, terminado em 10 de julho, dia que se originou o Dia da Pizza;

    • A pizza mais cara do mundo foi criada por Domenico Crolla para o dia dos namorados, e custava em torno de 2745 dólares. Entre suas coberturas, eram encontrados molho de tomate bronzeado, salmão defumado escocês, medalhões de cervídeos (veado, javali, essas coisas), lagosta marinada em conhaque de qualidade, e caviar embebido em champagne. E ainda recebia um toque especial, era salpicado pó de ouro na pizza!  
    • A maior pizza do mundo foi feita em 1990, por um supermercado em Johannesburg, na África do Sul. A pizza tinha 37.4 metros de diâmetro e foram utilizados 500 kg de farinha, 800 kg de queijo e 900 kg de molho de tomate na sua fabricação;

    •  O maior pedido de pizzas já realizado foi na pizzaria Papa John’s em San Diego (U.S.A.), em 8 Junho de 2006, a encomenda de 13.500 pizzas foi feita pela empresa NASSCO para premiar seus funcionários pela conclusão da construção de mais um navio. Para conseguir completar o pedido, a pizzaria utilizou quinze restaurantes da rede mais próximos da área de San Diego, fazendo 56 pizzas por minuto a partir das 6 da manhã. Pontualmente às 11 da manhã, as pizzas foram entregues no estaleiro da empresa NASSCO;
    • Em consumo de pizzas São Paulo só fica atrás de Nova York. As mais de 6 mil pizzarias da cidade produzem cerca de 1.000.000 de pizzas por dia, ou se preferir, 720 por minuto;
    • Existe um Campeonato Mundial de Pizza, onde os melhores pizzaiolos competem nas categorias: Freestyle, Acrobática, Mais rápida e Mais larga. As pizzas são julgadas pela preparação, gosto e cozimento próprio;
    • A origem do termo “acabou em pizza” surgiu pelo hábito, principalmente em São Paulo, de celebrar acordos em uma pizzaria;
    • A pizza Margherita original teve como inspiração as cores da bandeira da Itália. O verde do manjericão, o branco do queijo e o vermelho do tomate.


      Ficou com vontade? Venha a Di Capri e coma a pizza mais gostosa da região.
      Fonte: Papo de Homem; Curiosando; Boca Aberta