quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONCEITOS E TENDÊNCIAS

O consumo de pães tem aumentado entre os brasileiros. Com a inclusão de produtos elaborados com outras matérias-primas (mandioca e milho, por exemplo), esse número sobe para 33,61 kg de pães/ano.
Esse comportamento mostra que se preparar para atender a essa demanda crescente por panificados é uma necessidade das panificadoras. Pesquisas nos EUA indicam que:
·         77% dos consumidores preferem comprar alimentos prontos para consumo;
·         76% esquentam e comem;
·         65% preferem embalados para viagem;
·         64% preferem aqueles que não requerem utensílios;
·         33% preparam seus alimentos em casa.
·         Destes, 50% gastam 30 minutos no preparo, mas gostariam de fazer isso em apenas 15 minutos.
E o que são as panificadoras senão modelos de loja que justamente comercializam esse tipo de produto, com a comodidade (para o consumidor) de estar próximo à sua casa? Aliás, essa questão da proximidade lidera os motivos pelos quais o consumidor prefere uma padaria à outra, como mostra a tabela abaixo.


Classe A/B  

  Classe C

Classe D/E
Proximidade de casa ou trabalho
Proximidade de casa ou
trabalho
Proximidade de casa ou
trabalho
Opções/variedades
Promoções
Promoções
Promoções
Preços mais baixos
Preços mais baixos
Produtos de boa qualidade
Opções/variedades
Opções/variedades
Preços mais baixos
Produtos de boa qualidade
Produtos de boa qualidade
Limpeza
Limpeza
Bom atendimento
Espaço para estacionar
Bom atendimento
Limpeza
Bom atendimento
Espaço para estacionar
Cartão do Estabelecimento
Cartão do Estabelecimento
Cartão do Estabelecimento
Espaço para estacionar
Fonte: Abra

Já se tentou centralizar a fabricação do pão por muitas vezes, mas nem isso conseguiu fazer com que o produto final tivesse as mesmas características daquele fabricado nas padarias. No mercado brasileiro, temos hoje a relação de uma indústria de panificação para cada 3.550 habitantes, ou seja, é importante essa proximidade entre panificadoras e seus clientes, até pela exigência de consumo rápido do produto. Nos EUA, por exemplo, onde o hábito de consumir pão francês não é tão difundido, há ma indústria para cada 130 mil habitantes.
Por aqui, se houvesse uma centralização da produção, teríamos cerca de 150 grandes empresas abastecendo o mercado, o que diminuiria substancialmente a oferta de empregos no setor. Se a questão da proximidade dos clientes é uma das principais características das empresas de panificação, fatores como qualidade, promoções e preços também estão entre os responsáveis pela decisão de compra pelos consumidores. Daí a extrema necessidade de estarem bem qualificadas para mediar essa relação com o cliente. 
Por isso e por diversos outros motivos que a Panetteria Di Capri Barão Geraldo é a preferida, pois atende seus clientes da melhor forma possível, satisfazendo suas reais necessidades.

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