Nenhuma combinação é tão perfeita no início do dia para o brasileiro como café com leite e pão com manteiga. Conheça os diversos tipos de pães que estão à venda nos mercados e como escolher o alimento menos calórico.
A mistura de água, farinha, sal e gordura vegetal têm cerca de 140 calorias a unidade e 55 gramas em média. Entre os tipos básicos do alimento estão o pão de forma (80 calorias uma fatia); ciabatta (80% de água, mais farinha e azeite) e os integrais, que preservam vitaminas e sais minerais beneficiando a pele, músculos e cérebro, mas que costumam engordar mais do que os tradicionais.
Os sabores dos pães variam. Além dos clássicos integrais e light, existem os de soja, granola e nozes, canela e passas, e o famoso multigrão. "Tem o pão de linhaça, o pão de centeio que é mais leve. Todos eles dão um bom balanceamento para o intestino", explica Felipe Abrahão, especialista em pães.
Segundo Felipe, os mais calóricos são os doces como a bisnaguinha (com 180 calorias) e o croissant, que tem amassa dobrada 16 vezes com camadas de gordura que correspondem a 70% de seu peso.
O nutricionista da Unifesp, Murilo Dáttilo, orienta que o ideal é comer pão no café da manhã e no café da tarde. "O carboidrato do pão se assemelha ao arroz ou massa. Você também pode substituir uma refeição pelo pão. Seja com peito de peru, queijo branco, alface e tomate."
Os pães multifuncionais agregam nutrientes e substâncias importantes ao cardápio do pão. Por isso, não é indicado banir o alimento se começar uma dieta. "Existem outras coisas consideradas vilãs para o emagrecimento."
Uma pergunta frequente na hora de consumir o alimento é em relação ao miolo. Segundo a nutricionista Amria Luiza Santomauro Vaz, o miolo possui a mesma quantidade de calorias que a casca. A diferença é que, retirando o miolo, come-se menos pão.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário