Os alimentos devem ser distribuídos em, pelo menos, cinco refeições por dia para que possa haver variedade alimentar e, com isso, maior quantidade de nutrientes, além de evitar a concentração de substâncias em poucas refeições o que prejudicaria a absorção das mesmas.
Entre essas refeições que compõem a alimentação, qual é o papel e importância do café da manhã?
Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para ser realizadas.
Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa que o café da manhã fornecerá, entre outro nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia a dia, influenciando no rendimento diário.
Para quem deseja emagrecer, é bom ficar atento! Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.
Os carboidratos não são os único nutrientes fornecidos, principalmente, pelos alimentos que compõem o café da manhã, como confirma a tabela abaixo. A combinação desses alimentos fornece uma refeição importante para iniciar o dia. Não se deve pular nenhuma refeição, principalmente o café da manhã, o qual deve ser feito logo após acordar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário